domingo, 7 de março de 2010

Números do Ecad apontam recorde




Compositores e intérpretes de música sertaneja, axé e pagode permaneceram no topo nos rankings de arrecadação de direitos autorais em 2009. Os números divulgados pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) apontam Victor Chaves, da dupla Victor & Leo, como o campeão entre os shows mais rentáveis e Manno Goes (da banda baiana Jammil & Uma Noites), como autor da música mais executada, Praieiro.

Ao todo, em 2009, foram beneficiados 81.250 "titulares de música", conforme qualifica o Ecad, ou seja, compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. O aumento do valor distribuído a esses profissionais foi de R$ 318 milhões, 17,06% em relação a 2008. O montante arrecadado foi de R$ 374,3 milhões, 12,63% a mais do que no ano passado.

Axé music, sertanejo, pagode e forró são mananciais de arrecadação com diversos representantes: Manno Goes, Durval Lelys, Dorgival Dantas e outros. Até quem não está no momento em maior evidência no show biz nacional, como é o caso de Carlinhos Brown, figura em posição significativa na lista por conta do carnaval, das micaretas e outras festas e eventos que atraem multidões. É nesse nicho também que reina uma antiga canção de Jorge Ben Jor, País Tropical, lançada no final da década de 1960 e que virou uma espécie de hino nacional festeiro.

Fonte:w ww.diariodopara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário